Anuência digital agiliza o cancelamento de protestos

sex, 17 de maio de 2019 às 09:14

Para facilitar e agilizar a rotina dos credores/apresentantes e devedores, os Cartórios de Protesto do RS contam com o Cancelamento Eletrônico. A ferramenta já é utilizada por mais de 200 tabelionatos no estado, sendo considerada um grande incremento no protesto. Todo o processo é extremamente seguro e confiável devido ao uso do Certificado Digital pelo credor, garantindo a certeza da origem da quitação da dívida, não necessitando mais, na maioria das vezes, que se avalie mérito da representação da pessoa jurídica, ou que se fique na dúvida sobre a autenticidade do documento físico apresentado em Cartório.
Como funciona: o site http://www.protestors.com.br o usuário selecionará a opção Cancelamento Eletrônico na aba Serviços. Para acessar o sistema será solicitado o certificado digital, que garante a segurança para realizar os procedimentos. O credor criará uma declaração de anuência digital, atestando o pagamento da dívida e encaminhará ao Cartório através do sistema. Após o envio da declaração de anuência, o devedor deverá quitar os emolumentos para garantir o cancelamento do protesto. O credor é quem assina e emite procurações para o cancelamento. O sistema permite ajuste das anuências enviadas caso seja identificado algum erro nos dados, facilitando e agilizando o procedimento. 
“Cartas de anuência eram preenchidas, encaminhadas ao tabelionato de notas para reconhecimento de firma com procurações, estatutos (dependendo do credor) e ainda assim às vezes chegavam ao Cartório com erro nos dados informados. Isso causava frustração e onerava demais a utilização do protesto. Com o Cancelamento Eletrônico, uma vez que os dados sejam informados com algum erro, o Cartório responde informando o que deve ser ajustado facilitando o cancelamento e, com certeza, agilizando a troca de informações. O que antes poderia demorar semanas, hoje pode ser feito em um único dia”, destaca o presidente do IEPRO-RS, Romário Mezzari. 
O Tabelionato de Protestos de Erechim disponibiliza este Serviço. Para mais informações, entre em contato pelo fone 54 3519.7120, ou pelo e-mail
Voltar aos assuntos